sábado, 23 de julho de 2011

You should be stronger than me



Hoje eu levei um susto quando liguei a televisão e estava passando a notícia da morte da Amy. Aos vinte e sete anos, como tantos outros.

Tem uma coisa que sempre me deixa enjoada quando algum artista como a Amy morre. Por "como a Amy" eu quero dizer "com a vida que ela teve". Essa coisa são os comentários que as pessoas fazem de que ela merecia era morrer mesmo, que já vai tarde, e mais uma série de piadas. Isso me deixa tão triste. Amy não era a minha cantora preferida, não era uma pessoa que eu conhecesse pessoalmente, mas isso não me dá direito nenhum de fazer pouco da vida - e da morte - dela ou de qualquer outra pessoa. Aliás, em nenhuma condição alguém teria direito de fazer isso com alguma pessoa. Porque não é justo, nunca é. Vejo tanta gente se achando superior e bom exemplo ao fazer esses comentários, como se realmente nunca tivessem feito nada de errado na vida e tivessem sido colocados na Terra pra apontar o dedo e dizer "Viu só? É isso que acontece. Bem feito."

Eu sei que artistas sempre acabam sendo, de um jeito ou de outro, um exemplo. E isso é sempre perigoso, porque, bom, estamos falando de humanos. Como bem disse um amigo no facebook, Amy era uma cantora, não uma representante da ONU. Se eu me acho no direito de questionar a vida de uma pessoa que deveria ser um "bom exemplo", então por que também não questionar quem segue esse exemplo? Eu sempre vejo pessoas falando que ela não deveria ter feito isso e aquilo porque as pessoas tomam os artistas como exemplo, mas será que ninguém nunca pára pra pensar que as pessoas também precisam de um mínimo de bom senso pra saber o que fazer ou não?

Eu não acho que foi bem feito, não acho que ela vai tarde, e não acho nem um pouco engraçado. Eu fico pensando nessas pessoas que falam essas coisas e imagino o que elas diriam se fosse, por exemplo, um irmão delas. Bom, se fosse, a lógica infalível de que "ele procurou por isso, então bem feito" certamente iria falhar. Tenho minhas dúvidas se iam dizer as mesmas coisas. "Ah, mas não faz sentido comparar uma pessoa da família com uma artista que você nunca viu mais gorda". Pra mim faz. São pessoas do mesmo jeito, e morrem do mesmo jeito. 

Mas é isso. Vou me limitar a ficar triste pela Amy, ficar mais triste ainda pelos comentários e escrever isso aqui. É tudo que eu posso fazer.
 

Blog Template by YummyLolly.com