quarta-feira, 17 de junho de 2009

Radiohead

UPDATE: O PROBLEMA NA CAIXA DE COMENTÁRIOS JÁ FOI RESOLVIDO.


Deve fazer uns três anos que ouvi Radiohead pela primeira vez. Foi uma música só, que eu adorei e virou minha preferida por algum tempo: Creep. Aquele tom triste, a voz do Thom Yorke, as guitarras quando eu menos esperava que fossem aparecer... O estranho é que não procurei mais nada deles por um bom tempo. Fiquei só com Creep, até que há pouco mais de um ano eu ouvi o Pablo Honey, que por acaso foi justamente o primeiro álbum deles. E, bom... eu não gostei muito e nem lembro exatamente por quê.


Outro dia, depois disso, estava lendo uma matéria não sei onde que dizia que Paranoid Android era uma das músicas símbolo dos anos 90. Ok, então fui ouvir. Afinal, devia ser boa. Eu sei que deve ter muita gente que discorda, outras tantas que concordam, mas... Paranoid Android é a melhor música do Radiohead.


Acho que foi no momento em que a ouvi que descobri de fato o que era rock experimental. Pelo amor de Deus, o que era aquilo que eu estava ouvindo? Era muuuito bom. Começa calminha, triste, e depois vêm aquelas explosões, os “rasgos” na música – Creep também tem isso -, as distorções, aquela coisa meio eletrônica e o fim... Ah, o fim. Eu sempre fico com vontade de chorar quando ouço uma música muito bonita, e foi o que aconteceu quando ouvi Paranoid Android. Depois dessa eu vi que não dava pra julgar a banda só por Pablo Honey, então fui ouvir Ok Computer.


No surprises, Exit Music (For a film), Karma Police, Lucky, Let down… entre outras. Foi através do que eu descobri de fato Radiohead. Mas, apesar disso, não ouvi a discografia completa deles. Até agora, só Ok ComputerPablo Honey (1993), The Bends (1995), Ok Computer (1997) e Hail To The Chief (2003) [que, por sinal, é muito bom]. Ainda preciso ouvir e descobrir muita coisa.


Por falar em Ok Computer, há um tributo do String Quartet muito incrivelmente bom, o Strung Out on Ok Computer. Qualquer dia falo mais do String Quartet por aqui.

Resumão dos álbuns:


Dá pra acreditar que Pablo Honey passou quase despercebido pela crítica e pelo público? Creep só foi estourar na América depois. Aliás, The Bends também fez mais sucesso nos EUA do que no próprio Reino Unido. Estranho, né?


Mas Ok Computer foi a obra-prima. Considerado um dos melhores álbuns da década de 90, senão o melhor de todos os tempos. Elogiado pela crítica, pelo público... Perfeito. Segundo o Vagalume: “Ok computer soava estranho nas primeiras audições com seus efeitos sonoros, músicas não lineares, letras de difícil compreensão e o clima claustrofóbico.”


Kid A, de 2000, foi um dos primeiros discos a ser baixados em massa pela internet. Ainda do Vagalume: “Quase todos os instrumentos e vozes foram filtrados por efeitos, causando uma sensação de desconforto no ouvinte para dizer o mínimo.”


Amnesicac, de 2001, foi composto pelas músicas que não entraram em Kid A.


Pelo que eu tô vendo aqui, Hail To The Chief, de 2003, “foi tido como um disco menor da banda”, mas eu gostei muito. Tem músicas ótimos, como We Suck Young Blood, Sail To The Moon e I Will (Tenho que fazer um filme só pra pôr essa música nele. Ele é bem curtinha e tem a maior cara de veja-como-a-humanidade-é-desumana. Ótima).


O último álbum lançado foi o In Rainbows, em 2007, pioneiro na distribuição pela internet. O sistema era assim: o disco fica disponível pra download, e você paga o quanto achar que deve pagar. Ou então nem paga. No fim das contas, eles lucraram mais do que se tivessem lançado no mercado cheios de proteção anti-cópias e outros tralálás do tipo.


E pensar que eles só têm uns vinte anos de estrada. Ainda vem muita coisa por aí.

4 comentários:

Patricia disse...

eu ouvia muuuito radiohead na época de "ok computer" em 97. era vicio.
quando o "hail" foi lançado eu achei que ia amar, mas não aconteceu e aos poucos eu fui perdendo meu lado radiohead por ai... ach oque só a música there there fez minha cabeça.
mesmo assim admiro os caras.
karma police e creep serão hinos forever para mim.
besitos*

Anônimo disse...

Muito bom radiohead! Adoro meeeesmo. Sò que ainda tenho muito o que conhecer da obra deles!
E assim que o tempo me permitir eu vou conhece-los mais ainda!

bjos
:D

;**

' Rôh disse...

Meu deus quando vc vai postar sobre alguma banda nacional, será que nada do TEU país te agrada?


Haja nacionalismo...


PS¹- Nunca ouvi falar de nenhuma dessa bandas, qto mais ouvir as músicas delas!


PS²- Isso foi só p/ encher o saco!


Xeruuuh!

Homero luz disse...

Queria ter sensibilidade para conhecer uma pequena parte do que tu conhece de musica, a cada papo contigo tu me surprende.

 

Blog Template by YummyLolly.com